Como transformar um arquivo HTML em um email (ou newsletter)

Pergunta feita no Yahoo Answers:

Interface do KompoZer

Eu montei um arquivo com o Kompozer e queria saber o que eu tenho que fazer para mandar esse arquivo por email. Mas não por anexo, eu queria que a imagem que fiz aparecesse ja na hora de ABRIR O EMAIL, como uma newsletter.

Resposta

Uma newsletter em HTML nada mais é do que uma página web dentro do corpo do e-mail. Então, para mandar um e-mail com o formato de uma página web (rich content, ou texto de conteúdo rico), você precisa seguir os mesmos passos para se fazer uma página de um site.

No caso do Kompozer ou qualquer outro editor, você precisa publicar a página em um servidor web primeiro. Se a mensagem existir em algum endereço web e funcionar direitinho lá, será mais fácil funcionar no e-mail. Depois, basta criar uma mensagem de e-mail com o código-fonte igual, lembrando de mudar os endereços das imagens e outros arquivos anexos para que o navegador encontre todos.

Se você usa um cliente de e-mail, como o Microsoft Outlook, Opera Mail ou Mozilla Thunderbird, pode copiar a página toda na janela do navegador e colar na janela de nova mensagem do cliente, que ele vai atualizar o código-fonte todinho pra você no ato de colar, para que a mensagem fique exatamente como a página que você publicou.

Lembre-se que existem muitos serviços de e-mail, e todos são diferentes, inclusive na maneira como eles exibirão a sua página. Para ter certeza que a newsletter vai funcionar sem erros na maioria deles, consulte o Emailology.

Antwort - Layouts responsivos para email

Real responsive Email layouts

Recentemente a InterNations GmbH lançou o Antwort, um template responsivo para newsletters que promete funcionar em um grande número de dispositivos, principalmente os mais modernos.

Segundo a página do Antwort, o template funciona bem em versões mais recentes do Outlook (2000+). Feito com um design minimalista, levando em consideração o uso com conteúdo dinâmico, o template permite máxima customização, dedicando-se apenas a garantir a compatibilidade com diferentes dispositivos e serviços de e-mail.

Visite a página do Antwort ou veja no GitHub. O download é gratuito e o template pode ser usado sob licença MIT.