Breve história do Javascript

JavaScript é a linguagem de programação mais popular entre os desenvolvedores da web de hoje. Sua origem, porém, não foi nos estúdios de criação de web sites. Inicialmente com o nome de Cmm (C menos menos), pretendia ser semelhante ao C/C++ para facilitar a aprendizagem dos programadores da época. Sua criadora, Nombas, mais tarde conhecida como OpenWave, criou um ambiente de desenvolvimento chamado CEnvi, provavelmente a abreviação de C Environment (Ambiente C) para apresentar a linguagem a programadores comuns.

Programação no navegador do usuário (cliente) e no servidor web.

Depois de alguns anos, já com o nome mudado para ScriptEase, passou a atrair o interesse da Netscape, para criar programas para o seu navegador de mesmo nome, que pudessem rodar no computador do usuário antes de enviar informações para o servidor, o que foi um marco da tecnologia por ser a primeira linguagem a funcionar no modo cliente (na máquina local, em vez do servidor web). Seria solucionado então um grave problema de tráfego na internet: a validação de formulários sem a necessidade do envio dos dados para o servidor web.

No lançamento do Netscape Navigator 2, em 1995, a Netscape, em parceria com a Sun Microsystems, finalizou o novo projeto, agora com o nome LiveScript ou LiveWire, com a intenção de permitir que a linguagem rode tanto no cliente como no servidor. O nome da linguagem muda novamente em seguida para JavaScript, pegando uma carona na popularidade do Java, em ascenção na época, e criando uma confusão de nomes que desde então permite a muitos escritores ganharem dinheiro fazendo livros para explicar que JavaScript não é o mesmo que Java.

Saiba mais: