Algumas definições do que é ASP (Active Server Pages) encontradas na web:

ASP - Wikipédia, a enciclopédia livre

O ASP (de Active Server Pages) é uma estrutura de programação (não uma linguagem, asp é um framework) em Script que se utiliza de VBScript, JScript, PerlScript ou Python processadas pelo lado servidor para geração de conteúdo dinâmico na Web.

http://pt.wikipedia.org/wiki/ASP

O que é ASP - Criar web

É a linguagem de scripting do lado do servidor criado por Microsoft.

http://www.criarweb.com/artigos/200.php

ASP - ACTIVE SERVER PAGES

As ASP (Active Server Pages - Páginas de Servidor Ativas) são um ambiente para programação por scripts no servidor, que você pode usar para criar páginas dinâmicas, interativas e de alta performance. Como as páginas ASP, os scripts rodam no servidor e não no cliente. É o próprio servidor que transforma os scripts em HTML padrão, fazendo com que qualquer browser do mercado seja capaz de acessar um site que usa ASP.

http://www.plugweb.com.br/site/docs/asp.doc

ASP é um ambiente de desenvolvimento, não uma linguagem de programação. Para executar as páginas .asp, o servidor web utiliza o serviço chamado de IIS (Internet Information Service) - o servidor web da Microsoft, ou do PWS (Personal Web Server) em ambientes com Windows 98 (Wikipedia - ASP). O script é inteiramente processado no servidor antes de enviar o resultado para o browser. O cliente recebe a saída como código de marcação (HTML, XHTML, XML…). Isso significa que, se você olhar o código fonte desta página, só vai ver o resultado HTML, sem nenhum comando ou script ASP. Como a página resultante contém unicamente código HTML, é compatível com todos os navegadores (Criarweb).

Como cita a Wikipedia, o servidor ASP interpreta uma ou mais linguagens de programação, por padrão o VBScript (Microsoft Visual Basic Scripting Edition), que é uma linguagem de scripting (não uma linguagem de programação) criada a partir do VBA (Microsoft Visual Basic for Applications), usado em aplicações da Microsoft, como Word, Excel e Access. Inúmeras outras linguagens podem ser utilizadas, mas isso pode depender da instalação de plug-ins específicos no servidor web para funcionar.

Vantagens do ASP