Home Page Johny Lab
Link para a página de contato Fale comigo

siga-me: @JohnyLab

Como criar um fórum básico em ASP - parte 1

Vi isso num tutorial na internet há algum tempo, mas não lembro mais onde. Este tutorial pretende mostrar os passos para criar os recursos básicos de um fórum com asp. Você pode acessar o fórum de exemplo aqui.

Primeiro passo: o banco de dados
Antes de mais nada, o fórum vai precisar de uma base de dados. Eu uso mysql, mas isso não importa muito pois o exemplo é bastante simples, podendo ser feito em Access ou qualquer outro banco disponível. A base terá 2 tabelas:

1 - foruns A tabela que conterá os dados sobre os sub-fóruns que serão criados. Terá os seguintes campos:
  1. forumID: campo chave-primária do tipo Inteiro, com numeração automática. Terá o valor único que identifica cada fórum.

  2. topico: campo tipo texto com 255 de tamanho. Conterá o título, que será exibido como um link na página inicial e como título na página do fórum.

  3. descricao: campo tipo texto longo. Terá uma descrição opcional a ser exibida no fórum.

  4. ultimaMensagem: campo tipo data/hora, que terá a data da última mensagem que foi salva no fórum

  5. postagens: campo tipo inteiro que conterá a quantidade de mensagem que o fórum recebeu

2 - mensagens Guardará as mensagens deixadas em cada fórum. As mensagens serão relacionadas cada uma ao seu fórum específico através de uma chave estrangeira. Terá os campos a seguir:
  1. msgID: campo chave-primária do tipo Inteiro, com numeração automática. Terá o valor único que identifica cada mensagem.

  2. mensagem: campo tipo texto longo que conterá a mensagem em questão.

  3. dataDaMensagem: campo tipo data/hora, que terá a data em que a mensagem foi salva.

  4. forum: campo chave estrangeira tipo inteiro que identificará a qual fórum a mensagem pertence. Chave estrangeira significa que os valores serão obtidos de uma chave de outra tabela, no nosso caso a tabela foruns.

johnylab.net © 2010 - - Contato - Facebook - Twitter - LinkeIn